Vídeos

Programa Oficial (que aqui divulgamos em vídeo), da nossa "Romaria de Agosto", a festividade Oleirense (S.P. Oleiros -S. M. da Feira), dedicada a Nossa Senhora da Saúde e a Santo António, que neste ano de 2019 se cumprirá nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Agosto

**"Tradição; Devoção & Animação" - As "palavras-chave" do Programa Oficial (que aqui divulgamos em vídeo), da nossa "Romaria de Agosto", a festividade Oleirense (S.P. Oleiros -S. M. da Feira), dedicada a Nossa Senhora da Saúde e a Santo António, que neste ano de 2019 se cumprirá nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Agosto - https://www.festaspoleiros.pt Para ver, sentir, participar e partilhar!

festaSPOleiros2019 #SradaSaúdeeStoAntónio19 #Programafestivo2019 #UmadasmaioresRomariasdoDistritodeAveiro**

https://youtu.be/-gpJi7o4BsQ

Tal como referenciado nas comunicações anteriormente difundidas pela Comissão de Festas para este ano de 2019, divulgamos no dia de hoje - o mesmo em que, inclusive, iniciamos a nossa jornada diária, "porta a porta", pedindo o vosso nobre contributo para esta honrosa e secular tradição de São Paio de Oleiros - um vídeo de apresentação do Programa Oficial da Festividade local, a nossa "Romaria de Agosto", dedicada a Nossa Senhora da Saúde e a Santo António, que neste ano de 2019 se cumprirá nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Agosto. Ano após ano, pelo menos desde 1897 (segundo os estudos históricos do Dr. Anthero Monteiro), esta devoção cumpre-se com brilhantismo, mesclando de forma singular os seus programas religioso e cívico, envolvendo toda a comunidade local e vizinhança. Neste ano de 2019 queremos continuar a honrar a "Fé" e o "Gosto" dos Oleirenses; assim como, de todos aqueles que nos honrarem com a sua visita. Definimos, na nossa visão, um programa transversal, pensado para todos os quadrantes, idades, géneros e gostos. Com esta Programação devocional e festiva, a Comissão de Festas para o ano de 2019 pretende sublinhar e respeitar a História e a Memória coletiva, tentando sempre que seja possível inovar e criar, a cada acontecimento ou performance contemplada, a vivência de momentos inesquecíveis...De novas memórias que incentivem o garante da continuidade desta tradição que é parte integrante do "Património imaterial e Identidade Oleirense".

Contamos consigo para connosco viver e sentir "na pele" este Programa vasto. Ajude-nos com o seu singelo, mas crucial contributo e, acima de tudo, presença em cada um dos dias desta festividade. Juntos concretizaremos mais uma edição da Festa dedicada Nossa Senhora da Saúde e a Santo António, a nossa "Romaria de Agosto", largamente referenciada na sua história como uma das, senão «a maior romaria do Distrito de Aveiro»! Estejam atentos e acompanhem todas as novidades e participem nas iniciativas que difundiremos. Partilhem e divulguem este Programa por todos os vossos contactos e/ou canais...Vamos fazer desta Festividade, como sempre, um acontecimento grandioso! Desde já, a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Saúde e a Santo António para o ano de 2019 presta um sincero "OBRIGADO" pelo vosso contributo e auxílio! Sigam-nos "na estrada" e em https://www.festaspoleiros.ptDescrição do link

Primeiro vídeo de lançamento, apresentação e contextualização histórica da Festividade local de São Paio de Oleiros dedicada a Nossa Senhora da Saúde e Santo António ("Romaria de Agosto")

https://www.youtube.com/watch?v=sf18p7BoxD4&t=1s

O calendário avança e aproximamo-nos a passos largos do mês de Agosto. O mês no qual decorre, ano após ano - pelo menos desde 1897 - aquela que chegou a ser considerada «a maior romaria do Distrito de Aveiro». A mais significativa e representativa manifestação coletiva, de âmbito religioso e cívico, do território e população "nascida" e residente em São Paio de Oleiros. A Festa local dedicada a Nossa Senhora da Saúde e a Santo António - tradição que neste ano de 2019 se cumprirá nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Agosto.

Com este pequeno vídeo (o primeiro de vários que pretendemos difundir), a Comissão de Festas para o ano de 2019 propõe uma pequena viagem pela História secular e recente da nossa Festividade, sobretudo do seu "marco" principal, a sua "Majestosa Procissão" e toda a envolvência visual e devocional que a torna única! O trabalho para garantir o cumprimento desta honrosa tradição é cada vez maior, já começou há vários meses e abraçamos esta missão com todo o brio, empenho e humildade para proporcionarmos aos Oleirenses e aos devidos visitantes que nos honrem com a sua presença, a melhor e maior "Romaria de Agosto" possível! Estejam atentos e acompanhem todas as novidades e participem nas iniciativas que divulgaremos. Tal como, o nosso programa festivo que, a breve trecho, estará "na rua" e no nosso website: www.festaspoleiros.pt, que estará, a partir de agora, em constante atualização... Contamos consigo!

festaSPOleiros2019 #SradaSaúdeeStoAntónio19 #festaspoleiros.pt

Aviso

Noticias

http://correiodafeira.pt/freguesias/maior-arvore-de-natal-do-mundo-em-rolhas-de-cortica/

Jornal N | 04/12/2017

Inaugurada a maior Árvore de Natal do Mundo em rolhas de cortiça

Foi inaugurada no passado sábado, 2 de Dezembro, a maior Árvore de Natal do Mundo em rolhas de cortiça, no Largo da Igreja de São Paio de Oleiros. Com 20 metros de altura e formada por cerca de cento e vinte mil rolhas, o resultado do trabalho da Comissão de Festas de São Paio de Oleiros poderá ser agora observado em todo o seu esplendor.

http://www.jornaln.pt/local/freguesias/inaugurada-maior-arvore-natal-do-mundo-rolhas-cortica/

Árvore de Natal com mais de 140 mil rolhas já está à vista de todos

sáb, 2 dez

Com 20 metros de altura, a árvore de S. Paio de Oleiros demorou dois meses a ficar pronta

http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/arvore-de-natal-com-mais-de-140-mil-rolhas-ja-esta-a-vista-de-todos/5a230ed90cf2a7c0f892e53d

A maior árvore de Natal do mundo em rolha de cortiça vai estar patente no arraial da Igreja de S. Paio de Oleiros a partir de sábado, 2 de dezembro, até 31 de dezembro. A ideia partiu da Comissão de Festas local há alguns anos, ainda se faziam autênticas romarias para o saudoso Presépio Cavalinho e foi concretizada este ano. Tem cerca de 20 metros e a avaliar pela colaboração dos industriais do setor corticeiro, que ofereceu as rolhas, poderia ter o dobro.

Aos fins de semana não vai faltar animação. Há um presépio, também ele em cortiça, comes e bebes, espetáculos de rua. Tudo para que S. Paio de Oleiros seja um ponto de encontro durante a quadra do Natal.

Jorge Santos, membro da Comissão de Festas de S. Paio de Oleiros, conta todos os detalhes da iniciativa na Sintonia Feirense:

Audio Player 00:0000:00Use Up/Down Arrow keys to increase or decrease volume.

Jorge Santos, da Comissão de Festas de S. Paio de Oleiros. Para sábado, 2 de dezembro, 18h00, está anunciada a festa de “inauguração” da “maior árvore do mundo em rolhas de cortiça”.

http:///videos/sociedade/arvore-de-natal-com-mais-de-140-mil-rolhas-ja-esta-a-vista-de-todos/5a230ed90cf2a7c0f892e53d

Jornal Noticias 20-Novembro 2017

| Jornal N | 13/11/2017

http://www.jornaln.pt/local/freguesias/maior-arvore-natal-do-mundo-rolhas-cortica-esta-s-paio-oleiros/

Maior árvore de Natal do Mundo em rolhas de cortiça está em S. Paio de Oleiros

Estávamos no ano de 2016 quando a Cincork e a Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas anunciaram a construção da maior árvore de Natal do Mundo, em rolhas de cortiça. Com oito metros de altura e vinte e sete mil rolhas recicladas, a construção colocada na Rua da Ribeirinha recolhia o galardão de destaque, até agora.

Um grupo de quinze pessoas trabalha todos os dias, em horário nocturno, na freguesia de S. Paio de Oleiros para bater este recorde. Desde o dia 3 de Outubro, os amigos reúnem-se depois de cada dia de trabalho para darem cor e forma a mais um pedaço da maior árvore de Natal em rolhas de cortiça do Mundo, que assentará numa base com cerca de seis metros de raio e tem inauguração prevista para os primeiros dias do mês de Dezembro. “Esta vai ser a maior árvore de rolhas de cortiça do Mundo. Neste momento, a maior árvore de Natal de cortiça do Mundo tem oito metros de altura, e foi elaborada com cerca de 27 mil rolhas. A árvore que estamos a construir terá à volta de 20 metros, e estamos a prever utilizar cento e vinte mil rolhas. Começamos a trabalhar neste projecto no dia 3 de Outubro, todos os dias, em horário pós-laboral, já que cada um de nós tem uma ocupação profissional fora disto, mas todos os dias nos juntamos, à noite, para construirmos mais um pedacinho da árvore” – conta João Lima, membro da Comissão da Comissão de Festas de S. Paio de Oleiros.

O incêndio do ano de 2016, que acabaria por pôr fim ao presépio da Cavalinho, fez com que os oleirenses tivessem vontade de voltar a trazer um marco natalício à freguesia. “A ideia para a elaboração desta árvore surge há precisamente 3/4 anos, quando organizei a última festa de S. Paio de Oleiros, em 2014. Inicialmente tinham planeado fazer esta árvore e colocá-la no presépio da Cavalinho. Entretanto, o presépio acabou por desaparecer por causa do incêndio, e pensamos então em colocá-la aqui no arraial, visto ser o centro da freguesia. Como tínhamos o presépio da Cavalinho, que era o maior presépio do Mundo, quisemos também ter alguma projecção a esse nível. Acaba por surgir quase como uma alternativa ao próprio presépio, embora inicialmente a ideia fosse ser parte integrante dele” – revela o responsável.

Procissão Nª Srª Saúde e Stº António - S. Paio Oleiros 2018

Procissão Nª Srª Saúde e Stº António - S. Paio Oleiros 2018

Abrir site

Apoios - Comissão Festa Nª Sª da Saúde e S to António 2019

Agradece-mos desde já toda a colaboração prestada.

Abrir site